Estação Ferroviária de Baunilha


E. F. Vitória a Minas (1906-1940)

Distrito de Baunilha
Município de Colatina, ES
EFVM – km ES-4636

HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitória a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresários ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo passava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa .

Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.

A ESTAÇÃO: A estação de Baunilha foi aberta em 1906 e foi suprimida na retificação do trecho feita nos anos 1940. O prédio ainda existe e hoje (2018) é a uma lanchonete.
(Fontes: Rafael Arrebola; Wagner Fim Vinco)

Atualmente a estação deu lugar para uma lanchonete, uma parada obrigatória para quem passa por Baunilha.

Deixe seu comentário:

Deixe um Comentário